ESPAÇO IDOSOS

ESPAÇO IDOSOS - ASD

NOSSO PROPÓSITO CUIDAR DO ENVELHECIMENTO COM DIGNIDADE E RESPEITO.

*PROJETO EM ANDAMENTO

Nosso sonho é ter um espaço destinado para a frequência diurna de idosos que apresentam vulnerabilidade social, fragilizados por algumas limitações físicas e/ou cognitiva e muitas famílias precisam trabalhar e não tem condições financeiras para manter um cuidador. Por meio de um ambiente acolhedor e adaptado, é oferecida diversas atividades para garantir uma longevidade ativa com cuidados, segurança, diversidade, dignidade e respeito aos nossos idosos.

Nossa equipe é preparada para atender os idosos que necessitam de monitoramento e de auxílios nas tarefas do cotidiano como alimentação, vestuário, mobilidade e controle de medicação. Oferecemos atividades lúdicas, terapias alternativas com (Psicólogos, Reikianos, Fisioterapeutas, Reflexologia, Bambuterapia, Escada Pés, Biomagnestismo, Chama Violeta, Mesa Radiônica.

Além disso, com este serviço, conseguimos preservar os vínculos familiares, uma vez que o idoso retorna para sua residência ao final do dia.

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial e estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em aproximadamente três décadas, o número de pessoas idosas será equivalente ao número de crianças.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010, o Brasil somava 20,5 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, representando 10,78% da população residente. O Censo 2022, divulgado recentemente, apontou que a população idosa no país alcançou o número de 31,2 milhões, sendo 14,7% dos brasileiros. O aumento foi de 39,8% no período de 2012 a 2021.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida das brasileiras e brasileiros segue aumentando. No início do século, a estimativa de vida era de 34 anos. Nos anos 2000, essa média deu um salto, com uma pessoa no país vivendo até os 70 anos. Já a projeção feita pelo Instituto para 2060 é de que uma pessoa no Brasil possa viver em média até os 81 anos.

São vários aspectos que envolvem o envelhecimento. Não é só o físico. São aspectos mentais, e outras ações como propósito de vida. Temos que trabalhar com mudanças de paradigma para que não se veja a velhice como doença ou como uma época de perdas, sem visibilidade, sem direitos, sem a pessoa ser ouvida, ou de expressar sua vontade, e o direito de fazer escolhas, que é inerente ao ser humano.

É importante considerar o envelhecer da população, com os adultos de hoje respeitando a legitimidade das pessoas idosas, não podendo ter seus direitos diminuídos ou excluídos à medida que elas envelhecem.

No dia 1 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Idoso e o Dia Nacional da Terceira Idade. Trata-se de uma parcela que cresce na população brasileira e global, o que torna pertinente refletirmos sobre esse tema. Ou porque temos alguém da família nessa faixa etária, ou porque, se cuidarmos bem da saúde, temos aumentadas nossas chances de chegar lá.

           

APRESENTAÇÃO

A ONG ACOLHER E SERVIR COM DIGNIDADE - ASD - É UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUGRATIVOS  COM OS OBJETIVOS ASSISTENCIAIS E BENEFICENTES PARA PESSOAS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, OBJETIVANDO O RESGATE DA DIGNIDADE HUMANA.

CONTATO

RUA: FRANCISCO PESTANA, 23 - JARDIM MARIA ESTELA - SÃO PAULO - SP
E-MAIL: contato@asd.org.br
WHATSAPP: 11-9.4464-9647


 

DOAÇÃO

DADOS BANCÁRIO PARA DOAÇÃO: ONG ACOLHER E SERVIR COM DIGNIDADE - ASD - BANCO: 0290 - PAGSEGURO INTERNET INSTITUIÇÃO - AGÊNCIA: 0001 - CONTA: 47821966-0 - PIX: CNPJ: 52.952.707/0001-00